terça-feira, 31 de maio de 2011

Kirkaldyia deyrolli: Insecto aquático fotografado a comer tartaruga



O animal de 5,8cm de comprimento pertence à família Lethocerinae, ordem Hemiptera e sabia-se que se alimentava de peixes e rãs. O episódio, que ocorreu perto de um arrozal no Centro do Japão, apresenta-se como um caso pouco vulgar em que, em vez de presa de um réptil o insecto é seu predador.

Um cientista japonês relata no mais recente número da revista Entomological Science uma observação fora do vulgar em que um insecto, em vez de ser presa de um réptil, é seu predador.

Com efeito, Shin-ya Ohba assistiu a episódio em que um percevejo aquático gigante denominado Kirkaldyia deyrolli se alimentava de uma tartaruga-de-charco de Reeve numa vala anexa a um arrozal, no Centro do Japão.

O insecto, com 5,8cm de comprimento pertence à subfamília Lethocerinae da Ordem Heteroptera, que pode ser encontrada em lagos e ribeiros de águas lentas na América e na Ásia Oriental, onde se alimenta de pequenos vertebrados como peixes e rãs.

Trata-se de um animal predador que ataca as presas em movimento e que também já foi observado pelo mesmo investigador a ingerir cobras. Apesar de raros o cientistas defende que estes casos fazem questionar a tradicional dinâmica predador-presa de répteis e insectos aquáticos nos meios dulçaquícolas.

Sem comentários:

Enviar um comentário